Os cuidados com o planeta e a aceleração desenfreada do consumo têm chamado atenção de autoridades de todas as esferas do planeta para a manutenção e a sustentação do mesmo.
O crescimento sem planejamento das cidades, a má gestão de recursos , a falta de consciência política e a má compreensão de uma economia responsável, acarretam fortes mudanças na terra.
Kotler, o guru do marketing contemporâneo, inaugura uma série de visões participativas, as quais sugerem que empresas e pessoas precisam se engajar em busca de uma vida promissora para que se encontre a proposta de um mundo melhor.
O marketing é a ferramenta do consumo. É a gestão do negócio que move a sustetação financeira das empresas. É através do marketing que tomamos conhecimento de produtos que atendem as nossas necessidades e que relizam nossos sonhos e desejos.
Por isso, a ideia do marketing 3.0. A ideia do marketing do valor. Do valor e atributos responsáveis de uma marca. Do respeito que as empresas devem ter com as pessoas e do compromisso que todos devem ter com o respeito pelo mundo em que vivemos.
Os desafios da sustentabilidade são: planejamento participativo, boa gestão tanto do governo, como das coorporações, empresas e pessoas. Consciência política generalizada, participação e mobilização social, compromisso com os valores humanos e cuidado com a natureza e com as pessoas.
Ou seja, sustentabilidade é uma série de pensamentos e ações locais com o desafio de causar resultados em âmbito mundial.
Com consiência e mobilidade social, a ideia da sustentabilidade no marketing 3.0 é de que cada lugar do mundo torne-se um lugar melhor para se viver, em completa harmonia entre pessoas e empresas.
Exemplos disso:
Copenhage, capital da Dinamarca. Hoje, 55% da população vai para o trabalho de bicicleta. A cidade se adaptou para essa realidade. Entre ciclovias no asfalto e ciclovias verdes, a cidade vem apresentando um novo estilo de vida, e a sua meta é se tornar a melhor cidade do mundo para os ciclistas. Outro exemplo disso é Rizhao, na China. Em Rizhao, o governo, com sua visão de gestão sustentável, tornou obrigatória a instalação de aquecedores solares em todos os prédios da cidade. Até a iluminação pública é alimentada por células solares. Estas são exemplos de uma economia responsável que vai desde o combate ao disperdício até uma grande revolução social.
E isso não fica só no âmbito das pessoas. As empresas que conseguem colocar em prática ideias que gerem economia de materias-primas, de tempo de uso da energia e de materiais, como papeis e plásticos, são empresas que estão impactando o mundo e também gerando mais receita para a própria instituição.
Ter uma mentalidade sustentável é ter uma responsabilidade consigo.
O que temos de perceber é que sustentabilidade é algo simples, universal, social, transparente, empreendedor, necessário para todos nós, transformador, capaz de gerar novos aprendizados e boas ideias. Além disso é algo capaz de apresentar novas lições para que o desenvolvimento da humanidade seja um desenvolvimento homem/meio ambiente. E que isso venha acompanhado de uma distribuição de renda equilibrada.
Fonte: administradores.com.br/informe-se/artigos/sustentabilidade-na-era-do-marketing-3-0
Pesquisar este blog
- Caroline Andrade
- Uma faz tudo em relação a marketing e comunicação, mete a mão na massa, aprende e o mais forte esta na estratégia. Carol Andrade é Profissional de Marketing especialista em Branding e Comunicação estratégica, extensionista em planejamento estratégico e gerenciamento de projetos e técnica em Design Gráfico desde 2008. (CRA MG 06001122). Hoje atua como profissional de Marketing na empresa Madepal em BH, e como assessora de Marketing na empresa Fideliza MKT e na empresa CONCEITO A, também é assessora de marketing na Betimnet Criações onde deve grande parte da sua experiência e é consultora de Marketing das empresas Gersol - Gerenciamento de resíduos, Conceptos - Arquitetura e Meio Ambiente e Metalúrgica MetalWark. Pretende se dedicar a um esporte este ano, só pra constar. :D
Páginas
Por que você contrataria uma consultoria em Marketing?
sexta-feira, 29 de junho de 2012
segunda-feira, 11 de junho de 2012
Por que uma consultoria em Marketing?
Por que contratar uma consultoria de Marketing?
A Consultoria de Marketing e Vendas identifica as necessidades Mercadológicas da Empresa, apresenta soluções técnicas para cada um dos problemas e, juntamente com os profissionais da empresa, implementa as mudanças propostas.A gestão da informação sobre clientes é o diferencial essencial entre o negócio conduzido a partir da mera intuição, do palpite ou do feeling e o negócio gerido estrategicamente, com a atenção voltada para os públicos que interessam à empresa ou ao profissional.
Dessa forma, a consultoria de marketing pode englobar desde pesquisas de mercado, passando pela construção de cenários e objetivos estratégicos, até o desenvolvimento e aplicação das mais diversas ações de marketing e comunicação, tais como promoções, eventos e campanhas, dentre outras.Caracterizando-se por uma linha ampla e de prazo médio a longo, esse serviço pode inclusive abordar a estruturação de um departamento de marketing da própria empresa para que ela assuma, no futuro, todas essas funções. A assessoria aplica-se a empresas que queiram sedimentar sua posição de mercado em bases sólidas e proporcionar a si crescimento de forma sustentada.
Além disso, a integração das ações gera a minimização de investimentos com a maximização de resultados permitindo que a empresa trabalhe sempre de forma planejada e com claros objetivos de marketing.
Desenvolvido por: Caroline Andrade.
Assinar:
Postagens (Atom)